As Cataratas do Iguaçu foram vistas pela primeira vez por europeus em 1542, quando a expedição de Dom Alvar Nunez Cabeza de Vaca descia o Rio Iguaçu com canoas adquiridas dos índios Kaingang (guaranis), na tentativa de alcançar o Rio Paraná. As cataratas receberam, então, seu primeiro nome da cultura ocidental: Salto de Santa Maria, entretanto, prevaleceu mesmo o termo adotado pelos guaranis: Iguaçu (muita água).
O Rio Iguaçu nasce na Serra do Mar e percorre 1320 Km até Foz do Iguaçu, o conjunto de quedas d'água, pouco antes de seu encontro com o Rio Paraná formam 275 saltos com altura média de 60 m. As quedas produzem uma névoa que coroada por lindos e imensos arco-íris, proporcionam ao visitante um verdadeiro espetáculo de som e cores.
Os grandes saltos são 19, apenas três do lado brasileiro (Floriano, Deodoro e Benjamin Constant). A maior parte deles está do lado Argentino, voltados para o Brasil proporcionando uma melhor visão das quedas do lado brasileiro.
Os mirantes espalhados pelas trilhas das Cataratas permitem aos visitantes contemplarem de vários ângulos o belo espetáculo da natureza.
As Cataratas do Iguaçu estão localizadas dentro do Parque Nacional do Iguaçu, a cerca de 20 minutos do centro da cidade.
Localização:
Rodovia BR 469 - KM 18 - Foz do Iguaçu - Paraná- Brasil
Fone: 55 (45) 3521-4400
Horário de Funcionamento:
Segunda a domingo: das 9 às 17h
Nenhum comentário:
Postar um comentário