quarta-feira, 12 de maio de 2010

Ecomuseu



Inaugurado em outubro de 1987, o Ecomuseu é o agente principal do resgate da memória e do desenvolvimento da educação ambiental na região de Foz do Iguaçu. Desde 1975 a Itaipu planejava guardar em um museu adequado o resultado dos estudos e projetos desenvolvidos antes da formação do seu Reservatório.


Isso tornou-se realidade com o Ecomuseu, primeiro do gênero na América Latina. Tem como objetivo básico representar as ligações existentes entre o homem, sua obra e o meio ambiente da área de abrangência do reservatório de Itaipu, englobando os bens de interesse científico, cultural e tecnológico, reconhecidos e representativos de seu patrimônio.

A reforma pela qual o Ecomuseu de Itaipu foi submetido em 2003 revela a importância da história da região. História que não começa no final do século XIX, com a exploração da madeira e da erva-mate, mas muito antes, ainda com os caçadores/coletores de aproximadamente 8.000 anos atrás.


No novo circuito museográfico os principais fatos relativos à história da Itaipu e da região são contados de forma interativa, utilizando-se de recursos como cenários, maquetes e computadores. Desde o momento em que chega à parte externa do Ecomuseu o visitante é convidado a fazer um mergulho na história. Dentro do prédio, a sensação é que se está diante de um novo mundo, em que fósseis e objetos de eras passadas convivem em harmonia com a mais moderna tecnologia existente para a produção de energia.


Computadores mostram, em detalhes, todas as informações sobre a Usina Hidrelétrica de Itaipu, ao lado de maquetes que apresentam a realidade das mais diferentes áreas da usina.

Um dos maiores destaques do Ecomuseu é uma réplica perfeita, quase em escala natural, do eixo de uma unidade geradora da usina, sendo que o visitante tem a oportunidade de ouvir o barulho do eixo em movimento.


Diversas ações culturais são desenvolvidas em conjunto com os municípios lindeiros e grupos representativos da comunidade, tais como as Fundações Culturais e Associações de Bairros.


Sua clientela é composta de estabelecimentos de ensino, turistas nacionais e estrangeiros e comunidade local e regional. As exposições temporárias apresentam temas relacionados à Itaipu, municípios vizinhos, empreendimentos hidrelétricos e instituições parceiras em programas de conservação ambiental, desenvolvimento sustentado, memória, educação ou cultura.

Através das mostras e oficinas de artes, também temporárias, o Ecomuseu de Itaipu oportuniza o acesso popular às manifestações culturais, socializa e divulga a produção artístico-cultural da região.


Endereço:
Av Pres. Tancredo Neves, 6001
Tel.: (45)520-5813


Horário de funcionamento:

Todos os dias, das 8h00 às 18h00


Nenhum comentário:

Postar um comentário