O programa faunístico foi iniciado em 1977, com o primeiro inventário dos animais existentes na região que seria inundada, nas margens do rio Paraná. Durante a formação do lago, em 1982, inúmeros animais foram resgatados, com a operação conhecida por Mymba Kuera, sendo uma parte dos animais destinados a instituições de pesquisa, enquanto outros foram soltos em reservas e refúgios biológicos.
O sistema de áreas protegidas da Itaipu Binacional inclui unidades de conservação, sendo quatro no Paraguai e duas no Brasil, entre as quais está o Refúgio Biológico Bela Vista. Trata-se de uma área de preservação permanente, com objetivos de proteção à flora e à fauna, pesquisas, recuperação de áreas degradadas, paisagismo, reprodução de animais, educação ambiental, produção de mudas e abastecimento de água para o município de Foz do Iguaçu.
Em 2002, o refúgio passou por uma revitalização, fundamentada nos conceitos de arquitetura verde e eficiência energética, transformando-o em um instrumento de educação ambiental e em uma atração turística. Foram incluídas 23 novas edificações destinadas aos mais variados fins, como Centro de Recepção de Visitantes, Centro de Educação Ambiental e Turismo, além de diferentes trilhas para visitação e apreciação.
ENDEREÇO:
Rua Terezina, 62 – Vila C
Horário de Funcionamento:
Segunda, quarta, quinta e domingo, às 8h30, 9h30, 14h e 15h. / sexta e sábado, ás 8h30, 9h30, 10h30, 14h e 15h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário